terça-feira, 13 de janeiro de 2009


Ali existia desde o clarear do dia ao anoitecer com os pássaros se recolhendo para dormir.
Os meus passos foram leves ao levantar, ao cumprimentar o dia dei um sorriso ao sol. Seria um dia como outro qualquer, como toda manhã, como fazer um café.
O dia correu, os minutos atropelaram e me coloquei a meditar ao anoitecer enquanto a chuva batia na janela do meu quarto.
Assim relembrei...
Hoje ao terminar uma reunião uma das meninas que me ouvia na palestra veio a mim e disse ao me dar uma beijo:
- Obrigada por estar aqui!
Em seguida me deu outro beijo e junto falou:
- Trago este beijo de uma outra pessoa que estava distante de você, mas nunca esqueceu do que fez por ele. Hoje é meu marido e sou grata por você ter ajudado a crescer como homem e profissional. Ele aprendeu a lidar com o mundo e sempre lembrava dos conselhos que deu para seguir sem medo.
Fiquei ali parada por minutos, sem saber o que ali ouvia. Tudo estranho pois não lembrava de ninguém distante que havia ajudado um dia.
Foi então que ela falou seu nome e na hora me recordei. Era um menino que trabalhava comigo e queria "sair da bolha", mas não sabia como ir.
Sempre mostrava a ele a vida por um outro lado e com conselhos, ensinava o melhor caminho pra seguir. Aprendeu a escrever melhor, a se comunicar com as pessoas, a parar de brigar por tudo e com todos, enfim foi uma pessoa que vi evoluir. Puxava a orelha quando era necessário (e ele ficava bravo quando isso acontecia) e dava parabéns pelas boas ações na hora certa.
Um dia chegou e me disse:
- Quero mudar tudo, ir para outro Estado e reencontrar minha família e recomeçar com o conhecimento e qualidades que desenvolvi aqui.
Ele esperava ouvir de mim um não, mas se surpreendeu quando disse:
- Que delícia, vai mesmo que estarei torcendo por você.
Em seguida seu rosto mudou totalmente, perdido sem saber o que me responder. Continuei meu trabalho e depois de minutos retomou a conversa e disse:
- Você não tem medo do novo? Medo de largar tudo e ir para um outro lugar? Porque esperava ouvir você me pedindo pra pensar direito, ver o que construi aqui e que ia precisar de mim...
Não me esqueço desse dia, eu olhava pra ele pensativa tentando entender o que fazia ele ter aquela atitude e arriscar assim como se fosse me desafiar em uma resposta, então respirei e disse:
- Não tenho medo do novo, acredito que sem emprego ninguém fica, qualquer pessoa tem a capacidade de criar e ser o que quiser e quando quiser, sem importar a idade, raça, religião. Pra mim todo dia é algo novo. Tudo vem como um desafio e só tenho algo a dizer, se você plantou a semente dentro do seu coração vai e não pensa não.
Ali acertamos que ele iria, e o ajudei com sua demissão e recomendações. Por um tempo tinha contato mas aos pontos nos desprendemos.
Voltei eu e meus pensamentos naquela hora depois do beijo e com um sorriso no rosto a abracei aquela linda menina e disse:
- Mande esse abraço a ele e pelo que entendi vocês voltaram pra ficar. As portas estão abertas para os dois e conte comigo para o que precisar.
Seus olhos encheram de lágrimas e ela disse com carinho:
- Sabia que iria escutar isso de você. Seu coração é grande e vejo que sempre cabe mais um. Pronta pra ajudar e cuidar na hora que for preciso. Obrigada
Em seguida com o fluxo de trabalho me desprendi logo daquele momento e voltei a rotina que se fazia ali e segui minha prova constante do dia "enfrentar os leões".
Agora com a chuva mais tranquila lá fora na janela pensei comigo: Enquanto ando em ovos, sempre atenta com os " jacarés" que estão prontos a me devorar se cair, sempre estarei trilhando o meu caminho e fazendo o bem sem perceber neste percurso. E pode vir o que for de dificuldade no meu dia, nada será maior do que um momento tão lindo de gratidão.
Imagem: Raquel Oliveira

4 comentários:

  1. Lindo Raquel... Divinamente ocorrido... Felizmente postado aqui! Adorei! Beijos!

    ResponderExcluir
  2. vc tem espirito evoluido, só isso que posso lhe dizer...

    FIQUE BEM MOÇA
    SE CUIDA

    ResponderExcluir
  3. Lindo,Raquel! isso é que é legal: passar pelo caminho sem notar e conseguir deixar pegadas do bem. Um beijo e tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  4. São momentos assim que fazem a vida valer a pena... Lindo e comovente relato! Beijo, Raquel!

    ResponderExcluir