quinta-feira, 12 de novembro de 2009




Eu passo a questionar se o tempo realmente existe, ou simplesmente está aqui na minha imaginação.
O que me fez parar e pensar nisso foi encontrar uma feira daquela aos sábados, com frutas, verduras e legumes.
Quando eu era pequena caminhava por muitas e tinha a sensação de ser enorme e não ter fim. Aquilo tudo trazia diversão. As pessoas sorridentes que mesmo acordando muito cedo traziam simpatia e alegria. Ali tudo era gigante, as frutas, a quantidade de barracas, o início do pastel e a última barraca de pano de prato, feita por uma senhora de cabelos brancos, parecia não ter um fim. Tudo existia na mesma proporção dos contos de fada que lia como o "João e o pé de feijão".
Hoje, adulta, ando pela feira e vejo que nada mudou de tamanho, as barracas não eram muitas e as opções não eram tantas assim, como hoje releio todos os contos da infância como o "Pequeno Príncipe" e pondero o real dentro da minha imaginação.
Desse tempo, que não sei se sou eu ou se é ele que existe, posso concluir que somente ganhei alguns centímetros de altura, novos fios de cabelos e a certeza de que o tempo ajustou o meu olhar dentro das minhas ilusões.

4 comentários:

  1. Outro dia, fui na casa de praia do meu avô, onde passei toda a minha infância, depois de muito tempo sem ir. Fiquei impressionada com a dimensão das coisas. Elas pareciam tão grandes. A estante da dispensa era imensa, eu a escalava pra pegar algo no topo. Hoje eu estendo o braço. O caminho da porta da frente, passando pelo enorme gramado, até chegar na casa, não é mais tão grande e cansativo. Fiquei com uma sensação estranha dentro de mim. Tipo, cresci. É, o tempo ajusta as coisas.

    ResponderExcluir
  2. me vi no que vc escreveu... consegui enxergar as muitas feiras percorridas na infância e veio na boca o gosto da nostalgia! valeu pela viagem!

    ResponderExcluir
  3. Que legal, hoje estava tendo uma percepção parecida, sentia o fio que ligava tudo do momento que nasci ao momento agora, como um alinhavo via, sentia a conexão com tudo e todos e bem como com um tempo que é acima de tudo atemporal!

    ResponderExcluir
  4. Seu blog foi plagiado, veja aqui: http://euamoumcertorapaz.blogspot.com/2010/05/ilusoes.html

    ResponderExcluir